terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Livro da analise psicologica da Saga


Oi pessoal como vao voces? Estou postando aqui uma reportagem que li no site da globo sobre a analise psicologica que foi feita por 15 pesquisadores de varias universidades pelo planeta, incluindo paises como: Estados Unidos, Canada, Austria, Inglaterra e Australia. Estes pesquisadores deram explicaçoes sobre os comportamentos de seus personagens através de uma fundada e estudada analise psicologica (Nada parecida com a analise feita pelo nosso "amiguinho" Felipe Neto, também conhecido como Lipe nescau por varios leitores da saga. Recadinho: Lipe Nescau, vai tomar leitinho e dormir porque sua analise nao esta com nada kkk). Voltando ao foco da questao: organizado pela professora Nancy Reagin, da universidade de Pace ( Estados Unidos), e que é como nos uma fa do romance de Bella e Edward, o livro "Crepusculo e a Historia" reune em 13 capitulos que deixariam até os fas mais fanaticos surpresos.
Uma das analises feitas no estruturado livro é sobre o comportamento machista de Edward com relaçao à Bella e o motivo dela nao se sentir inferior quando esta ao lado do seu melhor amigo ( e apaixonado por ela ) Jacob Black. A explicaçao de Nancy retrata que como Edward possui 109 anos fisicos, ele nasceu em uma epoca diferente de Bella e Jacob, possuindo a mentalidade de um homem do inicio do século XX. Por outro lado, Jake nasceu na mesma época da nossa humana desastrada favorita, conseguindo entender melhor a mentalidade dela. Segundo a nossa estudiosa norte americana, quando Edward nasceu, as mulheres dos USA nao possuiam direito ao voto, distribuir qualquer informaçao sobre o controle de natalidade era ilegal e a maioria dos bancos nao permitiam que as mulheres tivessem uma conta bancaria sem a autorizaçao do marido. Logo, quando se trata da relaçao homem x mulher, Edward nao consegue renegar suas raizes passadas. E, ao contrario de Edward, Jacob Black é do mesmo tempo e cultura de Isabella, tratando-a como uma igual e sendo bondoso com ela ( nao dizendo que Edward nao seja, eu babo vendo o Ed com a Bella, mto fofo *-* ). Eles brigam algumas vezes, mas ele nunca diria que ela fara o que for melhor pra ela, fazendo-a se sentir confortavel em sua presença e as vezes inferior ao Edward com sua postura protetora e visao dela como o sexo fragil ( parte revelada no segundo livro da Saga - "New Moon" ou em portugues: Lua Nova - quando ela diz que gostaria de protege-lo e ele lhe responde que a melhor maneira dela fazer isso é continuar viva e respirando).
O livro de Reagin analisa, além de outros personagens, também o de Carlisle Cullen ( figura paterna da familia Cullen interpretada por Peter Facinelli), e o de Alice Cullen (Filha adotiva dos Cullen, interpretada pela talentosa atriz Ashley Greene). "Crepusculo e a historia" relata a Londres onde Carlisle nasceu e cresceu, a capital inglesa do século XVII, e em como isso afeta suas relaçoes até com o proprio Edward (interpretado pelo lindo e talentoso ator, Robert Pattinson). Na obra literaria também é retratada a internaçao de Alice e em como as suas visoes eram vistas pelas pessoas através do binoculo do tempo que nos transporta para a época onde a nossa personagem viveu.
Nancy Reagin nos conta que a sua paixao pela Saga começou com seu filho, dizendo que os livros ja haviam se tornado um fenomeno na escola onde o seu pequeno menino estuda e, de tanto o rapaz insistir, ela acabou começando a ler e terminou por apaixonar-se perdidamente pela historia retratada. E também retrata que o seu magnifico trabalho de analises se deu possivel somente porque a autora Stephanye Meyer retrata exatamente o local de nascimento e crescimento de todos os seus personagens com exatidao e perfeiçao. E a professora Reagin refuta a idéia de que seu livro seja apenas uma fan-fiction, dizendo: "-Foi muito divertido explorar a historia por tras da Saga Crepusculo, mas 'Crepusculo e a Historia' nao é uma fan-fiction, pois nao é ficçao. Eh mais uma leitura para os fas desta historia popular, que quiserem saber mais sobre ela".

Nenhum comentário:

Postar um comentário